terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Apresentação do Senhor - 2 de fevereiro


Apresentação do Senhor
Pintura Frà Angélico

A data de hoje lembra o cumprimento, por Maria e José, de um preceito hebraico. Quarenta dias após dar à luz, a mãe deveria passar por um ritual de "purificação" e apresentar o filho ao Senhor, no templo. Desde o século quatro essa festa era chamada de "Purificação de Maria".
Com a reforma litúrgica de 1960, passou-se a valorizar o sentido da "apresentação", oferta de Jesus ao Pai, para que seu destino se cumprisse, marcando em conseqüência a aceitação por parte de Maria do que o Pai preparara para o fruto de sua gestação. A data passou a ser lembrada então como a da "Apresentação do Senhor".
No templo, a família foi recebida pelo profeta Simeão e pela profetiza Ana, num encontro descrito por São Lucas no seu evangelho, da seguinte maneira:
"Assim que se completaram os dias da purificação conforme a Lei de Moisés, levaram o Menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, segundo está escrito na Lei do Senhor, que "todo varão primogênito será consagrado ao Senhor" e para oferecerem em sacrifício, segundo o que está prescrito na Lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos.
Havia em Jerusalém um homem justo chamado Simeão, muito piedoso, que esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. Pelo Espírito Santo foi-lhe revelado que não veria a morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, veio ele ao templo e, ao entrarem os pais com o Menino Jesus, também ele tomou-o em seus braços, bendizendo a Deus, e disse: "Agora, Senhor, já podes deixar teu servo morrer em paz segundo a tua palavra, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste ante a face de todos os povos, luz para iluminação das gentes e para a glória do teu povo, Israel". José e Maria estavam maravilhados com as coisas que se diziam de Jesus. Simeão os abençoou e disse a Maria, sua Mãe: "Este Menino será um sinal de contradição, para ruína e salvação de muitos em Israel; e uma espada atravessará a tua alma para que se descubram os pensamentos de muitos corações". (Lc 2,22-35).
Ambos, Simeão e Ana, reconheceram em Jesus o esperado Messias e profetizaram o sofrimento e a glória que viriam para Ele e a família. É na tradição dessa profecia que se baseia também a outra festa comemorada nesta data, a de Nossa Senhora da Candelária, ou da Luz, ou ainda dos Navegantes.
Fonte: Paulinas em 2014

Apresentação do Senhor no Templo: Jesus é a nossa Luz

Festa Litúrgica

Origens

A Festa da Apresentação do Senhor, pelos gregos chamada Hypapante, ocorre em quarenta dias depois do nascimento do Senhor. Jesus foi levado ao templo por Maria e José, cumprindo externamente a lei mosaica (sobre os primogênitos e a purificação da mãe), mas na verdade indo ao encontro do seu povo crente e exultante, como luz para se revelar às nações e glória do seu povo Israel.

O nome da Festa Litúrgica

A celebração de hoje era chamada no século IV de Purificação de Nossa Senhora lembrando a lei mosaica. Com a reforma litúrgica de 1960, querendo dar o verdadeiro sentido ao acontecimento de origem, que é a oferta de Jesus ao Pai, símbolo do sacrifício da Cruz, deu o nome de Apresentação do Senhor.

No Oriente

A celebração, no Oriente, remonta às tradições do século IV e, desde o ano 450, é chamada “Festa do Encontro”. A festa recebe este nome, porque Jesus “encontra” os sacerdotes do Templo, mas também Simeão e Ana, que representam o povo de Deus.

Apresentação do Senhor nos dá, mais uma vez, o exemplo de humildade

Um Exemplo

Nem Jesus, nem Maria estavam sujeitos a essa lei, pois eram sem pecado, mas quiseram dar-nos exemplo de submissão às autoridades. É uma comovente lição de humildade, juntamente com aquela de pobreza demonstrada no presépio.

A Profecia

O encontro do Senhor com o profeta Simeão e a profetisa Ana no Templo ressalta o caráter sacrificial da celebração e a comunhão pessoal de Maria com a morte de Jesus na cruz. Simeão profetizou a respeito de Maria: “Uma espada traspassará tua alma”. Maria, por causa da sua íntima união com a pessoa de Cristo, foi associada ao sacrifício do Filho.

A Luz que ilumina as Nações: Jesus

A Festividade em Roma

Roma adotou a festividade na metade do século VII. O papa Sérgio I instituiu a mais antiga das procissões penitenciais de Roma. Partia da igreja de Santo Adriano e chegava até Santa Maria Maior. O rito da bênção das velas se inspirava nas palavras do velho Simeão: “Meus olhos viram a tua Salvação que preparaste diante de todos os povos, como luz para iluminar as Nações.”

A Liturgia

Apresentação do Senhor é narrado pelo evangelista Lucas no capítulo 2. A esta solenidade  foi acrescentada a esta festa a “bênção das velas”, recordando que Jesus é a “Luz dos Gentios”.

Minha oração

“Senhor Jesus, assim como foste apresentado no templo, apresente a nossa vida ao Pai para que sejamos verdadeiramente consagrados a ti. Quero me dedicar a ti inteiramente na minha família, comunidade e trabalho, em tudo ser teu e servir-te. Amém.”

Nosso Senhor, rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados em 02 de fevereiro

Em Orleães, na Gália Lionense, hoje na França, São Flósculo, bispo. († c. 500)
- Em Cantuária, na Inglaterra, São Lourenço, bispo. († 619)
- Em Würzburg, na Austrásia, atualmente na Alemanha, São Burcardo, bispo. († 754)
- Em Florença, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato Simão Fidáti de Cássia, presbítero da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho. († 1348)
- No Piemonte, Itália, o Beato Pedro Cambiano de Ruffia, presbítero da Ordem dos Pregadores e mártir. († 1365)
- Em Prato, na Etrúria, hoje na Toscana, Itália, Santa Catarina de Rícci, virgem da Ordem Terceira Regular de São Francisco. († 1590)
- Em Bordéus, na França, Santa Joana de Lestonnac, que fundou a Sociedade das Filhas de Nossa Senhora, à imitação da Companhia de Jesus. († 1640)
- Em Roma, São Nicolau de Langobárdi, religioso da Ordem dos Mínimos. († 1709)
- Em Genazzano, no Lácio, região da Itália, o Beato Estêvão Bellesíni, presbítero da Ordem de Santo Agostinho. († 1840)
- Em Hanoi, no Tonquim, hoje no Vietnã, São João Teófano Vénard, presbítero da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris e mártir. († 1861)
- Na Alemanha, a Beata Maria Catarina Kasper, virgem, que fundou o Instituto das Pobres Servas de Jesus Cristo. († 1898)
- Na França, o Beato Luís Brisson, presbítero da diocese de Troyes, que fundou as duas congregações, das das Irmãs Oblatas e dos Oblatos de São Francisco de Sales. († 1908)
- Em Milão, na Itália, o Beato André Carlos Ferrári, bispo. († 1921)
- Na Itália, Santa Maria Domingas Mantováni, virgem, que fundou, juntamente com o Beato José Nascimbéni, presbítero, o Instituto das Irmãzinhas da Sagrada Família. († 1934)

Fonte:
Livro “Um santo para cada dia” – Mário Sgarbossa – Luigi Giovannini [Paulus, Roma, 1978]
- Martirológio Romano
- Vaticannews.va
- Vatican.va

– Produção e edição: Melody de Paulo

– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova

Apresentação do Menino Jesus

EspiritualidadeO Evangelho de São Lucas narra que, depois do nascimento de Nosso Senhor e decorrido o prazo que a Lei mosaica estabelecia para a purificação das mulheres que davam à luz, Nossa Senhora e São José levaram o Menino Jesus ao Templo para O apresentarem a Deus, conforme também prescrito na Lei. Na ocasião, Maria Santíssima ofereceu ao Senhor o sacrifício ritual de dois pombinhos, estabelecido para a purificação de mulheres pobres. Jesus e Maria não estavam sujeitos à Lei, mas quiseram observá-la por amor à humildade e para nos dar o exemplo. "Eu, a Luz, vim ao mundo para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas" Jo 12,46. Hoje, celebramos uma grande festividade: a apresentação de Jesus no templo. É também chamada festa de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária, e tantos outros títulos que Nossa Senhora leva e que são lembrados neste dia. De fato, a mais feliz, a mais bem-aventurada de todas as mães foi também aquela que mais sofreu. A festa de hoje é das mais antigas que existem no cristianismo. Quatro séculos depois do nascimento de Jesus, já se fazia procissões, pregações e celebrações muito solenes, nesse dia 02 de Fevereiro. Não deixe apagar-se jamais a luz da fé e da esperança em seu coração. Cristo vive!
Fonte informaçãoSite Religião Católica
OraçãoMãe Santíssima, coloco em vossas mãos, com filial confiança, todas as minhas necessidades, para que, juntamente com São José, sejam apresentadas ao Pai. Rogo-Vos, em especial, pela graça que agora Vos peço. Por Jesus, nosso Senhor, Amém.
Outros Santos do diaNossa Senhora de Copacabana (padroeira da Bolívia); Catarina de Ricci (virgem); Cornélio, Centurião, Lourenço, Flósailo (bispo); Cândido, Fortunato, Feliciano, Firmo, Apropiano (mártires) Joana de Coestonnar (fund.); Adalbaldo (cinf.): Apresentação de Jesus no Templo.
Fonte: ASJ em 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário